05/05/08

A Nova Cruz Alta



“ANTIGA CRUZ ALTA”

No dia 17 de Maio foi inaugurado no Santuário de Cristo Rei, em Almada, mais um marco da profunda ligação que existe entre esse local e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

“Cruz Alta” assim era conhecida no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Venerada na Cova da Iria desde o dia 13 de Outubro de 1951 (encerramento do Ano Santo), até ao dia 16 de Fevereiro de 2004, altura em que é retirada devido à construção da Igreja da Santíssima Trindade.










Tratou-se da inauguração do monumento da Cruz Alta, oferecida ao Santuário de Cristo Rei pelo Santuário de Fátima no dia 15 de Fevereiro de 2007, sendo inaugurada a 17 de Maio do mesmo ano.


“NOVA CRUZ ALTA”


A nova Cruz Alta, que foi erguida junto à nova basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, no passado dia 29 de Agosto de 2007 e foi construída por uma empresa da Maia.

A obra é da autoria do alemão Robert Schad, cuja proposta foi seleccionada no âmbito do concurso levado a cabo para a iconografia da igreja da Santíssima Trindade.

Feita em aço “corten”, tem 34 metros de altura e 17 metros de largura, ao nível dos braços. Devido às grandes dimensões, a cruz foi feita em peças separadas.




Foi à empresa “Mecanidraulica” que coube a responsabilidade de executar a cruz que, no global, pesa 38 toneladas. Habituada a trabalhos de grandes dimensões, esta foi, contudo, a primeira escultura elaborada pela empresa sedeada na freguesia de Avioso S. Pedro, concelho da Maia.



As dimensões da obra pensada pelo escultor Robert Schad não deixam ninguém indiferente, sendo que a Cruz Alta é mais elevada que a própria basílica. Tais dimensões foram pensadas pelos responsáveis do santuário, uma vez que pretenderam que a nova Cruz Alta fosse visível ao longe e facilmente distinguível por vista aérea.

Sem comentários: