06/05/08

Igreja da Santíssima Trindade

No geral

Igreja da Santíssima Trindade, obra do Arquitecto greco-ortodoxo Alexandros Tombazis baseia-se tal como ele dissera, numa construção e projecção "mais simples possível", de modo a poder falar a todos.


A nova igreja tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por duas grandes vigas que suportam toda a cobertura e evita colunas
no interior do templo.

Com um volume de quase 130 000 metros cúbicos e uma altura média de 15 metros, a nova igreja de Fátima tem uma nave central de aproximadamente 8500 lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, pode ser completamente aberto em caso de necessidade. Alexandros Tombazis destaca o facto de se ter criado um local "sereno, calmo, onde nos podemos concentrar e abstrair".

Para este efeito, contribui em larga medida o tratamento de um elemento essencial, a luz ou seja a natural neutra, com janelas por cima do edifício, viradas para Norte, que podem iluminar ou obscurecer mais o ambiente, e no acesso central a luz directa, muito mais amarela e acentuada.

Sem comentários: