No dia 17 de Maio foi inaugurado no Santuário de Cristo Rei, em Almada, mais um marco da profunda ligação que existe entre esse local e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
“Cruz Alta” assim era conhecida no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Venerada na Cova da Iria desde o dia 13 de Outubro de 1951 (encerramento do Ano Santo), até ao dia 16 de Fevereiro de 2004, altura em que é retirada devido à construção da Igreja da Santíssima Trindade.
Tratou-se da inauguração do monumento da Cruz Alta, oferecida ao Santuário de Cristo Rei pelo Santuário de Fátima no dia 15 de Fevereiro de 2007, sendo inaugurada a 17 de Maio do mesmo ano.
“NOVA CRUZ ALTA”
A nova Cruz Alta, que foi erguida junto à nova basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, no passado dia 29 de Agosto de 2007 e foi construída por uma empresa da Maia.
Feita em aço “corten”, tem
Foi à empresa “Mecanidraulica” que coube a responsabilidade de executar a cruz que, no global, pesa 38 toneladas. Habituada a trabalhos de grandes dimensões, esta foi, contudo, a primeira escultura elaborada pela empresa sedeada na freguesia de Avioso S. Pedro, concelho da Maia.
As dimensões da obra pensada pelo escultor Robert Schad não deixam ninguém indiferente, sendo que a Cruz Alta é mais elevada que a própria basílica. Tais dimensões foram pensadas pelos responsáveis do santuário, uma vez que pretenderam que a nova Cruz Alta fosse visível ao longe e facilmente distinguível por vista aérea.
Sem comentários:
Enviar um comentário