06/05/08

Igreja da Santíssima Trindade (interior)

No interior

Na Igreja da Santíssima Trindade, mesmo a meio do Altar-mor, foi colocado sobre uma caixa de prata, o fragmento mármore retirado do túmulo de S. Pedro no Vaticano e oferecido pelo Papa João Paulo II. Neste lugar cumprirá melhor a sua missão se permanecer à vista de todos, apenas se decidiu a sua colocação, após a conclusão da igreja, tornar mais patente a gratidão ao Santo Padre.

Ao centro do Altar, está suspenso um grande crucifixo de bronze esculpido pela irlandesa Catherine Green, de 7,5 metros de altura, com características iconográficas próximas da arte bizantina.

A parede atrás do altar é decorada por um grande painel que tem cerca de 500 metros quadrados, de ouro e terracota, da autoria do jesuíta esloveno, Pe. Marko Ivan Rupnik. A obra intitula-se “Chamamento Universal da Igreja”, relacionada com a Jerusalém Celeste de que fala o Apocalipse nos Capítulos 21 e 22.

No presbitério está ainda uma imagem da Nossa Senhora de Fátima esculpida em mármore branco de Carrara, com três metros de altura da autoria do italiano Benedetto Pietrogrande

O interior da igreja é iluminado pelo tecto, através de janelas viradas para Norte (sheds), dando prioridade à luz natural. Será possível mudar a iluminação, em diferentes lugares e com diferentes intensidades, com a ajuda de um sistema computorizado. Simbolicamente, a orientação dos sheds lança o olhar em direcção à Basílica já existente.

Sem comentários: